Texto Intermediação do Olhar Janela da Alma
ISABELA CUNHA DE JESUS
KALIANI MATOS PIROLA
VERENA MENEZES MAMEDIO
Produção de Texto “A intermediação do Olhar”
Salvador-BA 2013
Janela da Alma de João Jardim e Walter Carvalho é um documentário que trata de um tema abstrato, vem trabalhando a visão como o seu tema. João Jardim é diretor de documentários como “Terra Brasil” e “Free Tibet”, e Walter Carvalho é diretor fotográfico de “Abril Despedaçado”.
O titulo do filme refere-se á frase de Leonardo da Vinci: “O olho é a Janela da Alma, o espelho do mundo”. Os diretores de Janela da Alma entrevistaram pessoas ditas comuns da Europa e do Brasil, como artistas e intelectuais. Para a produção desse documentário os diretores recorreram á medicina, a biologia, a música e a literatura para investigar o tema. Janela da Alma é um documentário que enriquece a visão que se tem da visão, ele traz ao seu decorrer dezenove pessoas entrevistadas e com graus de acuidade visual que vão da miopia á cegueira. Seus relatos são únicos e intransferíveis, pois trata-se de um publico amplo. Entre alguns dos entrevistados temos o músico Hermeto Pascoal, o escritor José Saramago, a atriz alemã Hanna Schugulla, o poeta Manoel de Barros, e a cineasta Agnês Varda e o neurologista inglês Oliver Sacks.
O documentário não se desperdiça imagem ou silencio, nele não há enrolação, tudo que dizem ou fazem nos chamam a atenção. Alguns momentos do filme as imagens são focadas, desfocadas e refocadas para alterar a percepção do espectador. As imagens visão atrair o olhar para as propagandas, há contrastes com paisagens desoladas onde não há nada para ver.
A abstração também é confrontada com visões bem concretas, isso é retratado no documentário. O relato do vereador cego, Arnaldo Godoy de Belo Horizonte aparece em Janela da Alma e conta com ótimo humor como é a vida sem enxergar nada. O filosofo esloveno Eugen Bavcar, também cego, relata e mostra como tirar belas
fotografias.