5X favela
O texto apresenta reflexões sobre a necessidade de conectar as práticas da arte/educação na atualidade com os problemas da sociedade contemporânea. A passagem da Era Moderna para a Pós-Moderna vem provocando mudanças fundamentais nas relações sociais, com consequências para a arte/educação. A tradição da Modernidade, que supervalorizava o novo, impondo uma estética ocidental, dita universalista, produto de uma elite intelectual artística como única possibilidade para a arte-educação, está sendo questionada, porque já não atende às demandas da sociedade pós-moderna. Há necessidade da pedagogia crítica e a consequente atenção à relação entre arte, educação e inclusão social.
Assim como toda a pessoa tem o direito de uma educação de qualidade, que respeite plenamente sua identidade cultural, dentro dos limites impostos pelo respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.
1-Modernismo Estético e cultural
Mais do que uma revolução artística, o espírito moderno expressa o encanto e ao mesmo tempo o mal-estar do homem ocidental diante de uma nova maneira de ser ocasionada pelas infinitas possibilidades e contingências da vida moderna.
O professor, ao implicar a importância do modernismo deve levar o aluno a compreender as características que contribuem para a reinvenção de procedimento na busca de novas linguagens como forma de compreensão e expressão de nossa sociedade.
2-a origem do modernismo cultural
O modernismo cultural tem trazido vantagens e desvantagens. As vantagens podem ser vistas através do desenvolvimento da economia mundial em níveis superiores. As desvantagens apontam para nações que não conseguem deixar o estado de subdesenvolvimento. O cérebro humano, sem um referencial adquirido, não consegue formar imagens perceptíveis que orientem a ação das pessoas que compõem essas nações. A cultura em muitos países, entendida a cultura como conjunta de valores essenciais que possibilitam a