5X favela
Introdução
É um longa-metragem dirigido por um grupo de jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro e produzido por Carlos diegues e Renata de Almeida Magalhães. O filme é dividido em cinco episódios, dai vem o titulo do longa-metragem e também fazendo referência ao filme Cinco Vezes Favela, de 1962, Sendo o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas “A maioria da população pobre e de classe média baixa que vivia na cidade Velha deteriorada, ao enfrentar as obras de remodelamento e embelezamento, transferiu-se, compulsoriamente, para os morros contíguos ao centro ou para os subúrbios. Esses bairros surgiram em torno das estações da rede ferroviária urbana e dos trilhos, originando bairros como Bonsucesso, Olaria, Ramos, Brás de Pina etc., todos eles desprovidos de infra-estrutura urbana. “
5x Favela - Agora por Nós Mesmos
1° Episódio: "Fonte de Renda" 2° Episódio: "Arroz e Feijão" 3° Episódio: "Concerto para Violino" 4°Episódio: "Deixa Voar" 5° Episódio: "Acende a Luz"
1º Episódio: "Fonte de Renda" O "Fonte de Renda", conta a história de Maicon (Sílvio Guindane) que consegue passar no vestibular, mas logo encontra-se em situação difícil na hora de arcar com os livros, alimentação e transporte. Ele fica tentado então, a vender drogas para os estudantes da faculdade para que assim possa pagar suas despesas. Na verdade retrata um Brasil do final do século XIX e de um filme real de 1962 e um Brasil atual, onde a divisão de classes é visível no apartayd de raça, e condição social, e a dura realidade da população de baixa renda na inserção ao mercado de trabalho pela formação educacional no país, que hoje embora tenha as políticas públicas voltadas ao incentivo à educação superior, é preciso, infelizmente qualificar pessoas, em cotas, do governo federal para se alcançar o tão almejado curso superior,