5x favela
Curiosidade:
É considerada uma das confederações esportivas mais organizadas e competentes do país.
Presidentes:
1955 a 1957: Denis Rupet Hathaway 1957 a 1959: Abrahão Antônio Jaber 1959 a 1961: Paulo Monteiro Mendes 1961 a 1975: Roberto Moreira Calçada 1975 a 1997: Carlos Arthur Nuzman 1997 até hoje: Ary Graça Filho
O Arizão:
Apelidado de "Aryzão", em homenagem ao presidente da CBV, Ary Graça Filho, pelo então levantador da seleção masculina, Maurício.O Centro de Desenvolvimento de Voleibol de Saquarema (RJ) foi inaugurado em 25 de Agosto de 2003. É um moderno complexo esportivo com 108 mil metros quadrados e equipamentos de última geração, utilizado para reunir em um mesmo local o treinamento de todas as categorias da seleção brasileira, facilitando assim o intercâmbio entre as comissões técnicas.
Campeonatos:
Quadra:A CBV organiza diversos campeonatos nacionais ao longo de uma temporada. As categorias de base, como a "juvenil" e a "infanto", disputam o Campeonato Brasileiro de Seleções, com uma disputa entre estados, em alguns casos com três divisões. O Salonpas Cup ou Torneio Internacional de Vôlei Feminino é realizado todos os anos com a participação de clubes nacionais e estrangeiros. O mesmo acontece com a Supercopa Mercosul. Para a categoria "master" é realizado o Vôlei Master, competição para jogadores distribuídos por idade.As principais competições do ano, para os profissionais, são a Liga Nacional (torneio classificatório para a Superliga), a Copa Brasil de Voleibol e a Superliga.
PRAIA:
Os campeonatos de vôlei de praia são o Rei da Praia, Rainha da Praia, Desafio dos Reis, Desafio das Rainhas, Campeonato Brasileiro Sub-19, Circuito Sul-americano de Vôlei de Praia, Campeonato Brasileiro Sub-21, Campeonato Mundial Sub 21 de Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil e Circuito Mundial Masculino e Feminino. Superliga Nacional de Voleibol Masculino.
História:
Até a década de 1960, as