Filme 5x Favela
FEBF
Professor Anibal de Gouvêa
Aluna: Laryssa Santos
Eletiva: Cinema na Tentativa de interpretação do Brasil (Manhã).
5x Favela – Agora por nós mesmos.
Quando surgiu a oportunidade de apresentar um trabalho que interligasse um filme e o seu livro, citando sua temática, sua questão e objetivo. O primeiro que me veio a cabeça foi o “5X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMO”, por ter como tema algo que todos conhecem: A Favela.
Utilizei o grande auxílio que a internet nos possibilita e comecei a pesquisar sobre o filme e o livro, foi de muito fácil acesso. Apesar de o filme ser dividido em cinco episódios que contam diferentes histórias, são episódios sucintos de aproximadamente 20 minutos.
O filme é brasileiro e dirigido por grupo de jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, é produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães. A referência ao nome 5x favela, vem dos cinco episódios que consistem no filme, que também faz referência ao filme de 1962 “CINCO VEZES FAVELA”. O “5X Favela – Agora por nós mesmos” é o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas. Daí vem o “Agora por nós mesmos”, já que o de 1962 não foi totalmente concebido por moradores de periferias.
“Fonte de Renda” é o primeiro título apresentado por “5x Favela – Agora Por Nós Mesmos”. Feito pela dupla Manaira Carneiro e Wagner Novais, o personagem central é Maicon, primeira pessoa da comunidade onde vive a se graduar em Direito. Sem grana, Maicon tem dificuldades para pagar a passagem do transporte público e os livros exigidos pelos professores da universidade. Acaba vendendo drogas para os alunos de sua sala para poder arcar com as dívidas. Há uma reviravolta não muito bem elaborada, mas dá para sentir na pele o sufoco passado por Maicon.
“Arroz com Feijão”, de Cacau Amaral e Rodrigo Felha, é o segmento mais terno. Wesley (Juan Paiva) tem um pai que está cansado de