A Organiza Ao Social Do Brasil
SUPERVISIONADAS (ATPS)
Cine Social: “Uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil.”
RESENHA - 5X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS.
Exibido no Festival de Cannes, Cinco Vezes Favela – Agora Por Nós Mesmos, Inspirado no curta Escola de Samba Alegria de Viver, segmento que Cacá Diegues dirigiu, o filme trás em 5 episódios a visão de diretores que moraram ou moram em favelas no Rio de Janeiro, e ao decorrer desses episódios, o filme se mostra leve, sem a visão de que em favela só existe violência e tráfico, a ideia foi fazer um filme sobre o cotidiano daquelas comunidades, que diga se de passagem foi muito bem mostrado.
Quanto aos curtas, eles eram muito bons, sem apelo ao crime e a violência. O primeiro curta, Fonte de Renda, tinha como protagonista um jovem da favela que ganhava uma bolsa na faculdade de direito, onde sofria pré conceito, sendo abordado pelos colegas de classe alta, que achavam que, por ele ser da favela,conseguiria drogas facilmente, no começo ele resiste, mas acaba se envolvendo com o tráfico para pagar o transporte e os livros caros, e há uma consequência para seus atos.
“Arroz com Feijão”, é o episódio mais engraçado. Conta a história de menino que tem um pai que está cansado de levar todos os dias como marmita para o trabalho apenas arroz com feijão. O garoto então combina com seu melhor amigo de presenteá-lo com um frango assado para o jantar de seu aniversário. Eles fazem de tudo para conseguir alguns trocados e o desafio só é maior porque eles são roubados por outros meninos de uma condição de vida melhor. Episódio muito bem humorado, e destaca a atuação dos dois meninos.
Concerto para Violino, o terceiro episódio, foi para mim o que mais chama atenção, é o que se aproxima dos filmes sobre favelas que todos conhecem, aborta mais a violência . É uma história forte e emocionante, de três amigos que, separados na infância, reencontram-se já adultos, numa situação que explicita os diferentes caminhos que cada um