Análise comparativa entre os filmes Cinco Vezes Favela e 5X Favela - agora por nós mesmos
Análise comparativa entre um filme do cinema moderno brasileiro e um filme brasileiro contemporâneo, tendo em vista as relações entre contexto histórico, modo de produção e aspectos estéticos.
A análise proposta no âmbito da disciplina Cinema Brasileiro II visa abordar os períodos do cinema moderno e contemporâneo da nossa cinematografia assim, foram selecionados dois filmes para que em um trabalho comparativo possam ser observados aspectos históricos e estéticos além de modos de produção.
Neste sentido, aqui, escolhemos trabalhar com Cinco Vezes Favela (1962) e 5X Favela – agora por nós mesmos (2010). O primeiro sendo referência para o segundo no que tange ao mote para escolhas roteirísticas, ambos trabalham no âmbito do retrato de contextos sociais oriundos e/ou pertencentes ao universo das favelas, sobretudo cariocas. Valendo-nos dos tópicos propostos para a análise faremos aproximações e distanciamentos entre as duas películas.
Os filmes são divididos cada um em cinco episódios cujas histórias não são relacionadas entre si, mas estão interligadas enquanto projeto fílmico, formam um conjunto de recortes sobre o contexto / cotidiano de morros / favelas / comunidades. Estas moradas cujos nomes categorizam nosso déficit habitacional em grandes capitais, tem seu surgimento promovido pela extinção dos cortiços nos centros das cidades, pela exclusão sócio-econômica, pela migração do