MOVIMENTOS SOCIAIS RESUMO
O QUE É: o conceito de movimento social se refere á ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especifico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGS).
BRASIL: os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, ma década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil : As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos de defesa dos índios, negros e das mulheres.
Pichação: é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumento, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo de rolo de tinta.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – ás vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, outra forma de inscrição ou desenho, tida como artista.
HISTORIA
Já na antiguidade é possível encontrar elementos de pichação. A erupção do vulcão Vesúvio preservou inscritos nos muros da cidade de Pompeia, que continham desde xingamentos ate propaganda política e poesias.
Na Idade Média, padres pichavam os muros de conventos rivais no intuito de expor sua ideologia, criticar doutrinas contrarias as suas ou mesmo difamar governantes.
Com a popularização de aerossol, após a Segunda Guerra Mundial, a pichação ganhou mas