Estado, Classe e Movimento Social - RESUMO
Universidade Federal de Roraima
Centro de Ciências Humanas
Curso de Relações Internacionais Ciência Política I
Professora: Ana Lúcia
MANUELA TAYARA LAGO SOARES
Matrícula: 2201413334
RESUMO – Estado, Classe e Movimento Social
OS GREGOS
Os ideais políticos de Platão e Aristóteles estabelecem uma nova visão a cerca dos conceitos de constituição de um Estado Ideal e Perfeito enfatizando o papel do cidadão para o bom funcionamento do Estado através das virtudes que são melhores alcançadas por meio do conhecimento e contemplação do bem.
PLATÃO
Filósofo ateniense é autor dos ensaios A República, O Político e As Leis obras cujo teor epistemológico reflete e agrega valor até hoje aos conceitos a cerca das formas de governo e suas vertentes.
Platão acredita na arte política como inerente a psique, a alma humana, de acordo a três categorias distintas de homens: Os filósofos (A Sabedoria), os guerreiros (A Paixão) e os trabalhadores (O Apetite). Defende que os filósofos são mais aptos a governar a Pólis uma vez que a arte politica só deve ser praticada sob a égide suprema do bem e da justiça, assim como o governante deve conhecer sua cidade melhor do que qualquer outro.
No diálogo A República Platão descreve seis principais formas de governo classificando-as como puras ou deturpadas de acordo a sua condição de boas ou más.
Seguindo a ética platônica Aristocracia e Monarquia representam formas de governo boas e ideais. Platão considera a primeira como a melhor delas e classifica Democracia, Oligarquia, Timocracia e Tirania como formas corrompidas e impuras, tendo a Democracia como a pior delas.
ARISTÓTELES
Filósofo grego, discípulo de Platão, contra argumentando seu antigo mestre aponta em seus estudos sobre a política três formas de governo que considera puras, e três deturpadas de acordo a intenção do governante em defender o bem comum ou o interesse próprio.
Aristóteles