Resumo dos movimentos sociais antiglobalização
O período selecionado no movimento antiglobalização entre as manifestações de Seattle 1998 e nova York 2002 correspondendo uma fase demarcada, sendo o primeiro marco referencial que projetou o movimento para o mundo via mídia, o segundo surge após os acontecimentos de 11 de setembro nos estados unidos para as atividades do movimento e iniciar uma nova etapa propositivo de luta paz no mundo.
O movimento antiglobalização criou novo ator sociopolítico de caráter mundial que pautou, na agenda dos grandes problemas internacionais, um dos maiores desafios nos século XXI: entre diferentes culturas nacionais e a ampliação dos conflitos éticos. Existe também outro tipo de globalização, baseada na solidariedade e respeito às culturas voltada para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
As características marcantes do movimento antiglobalização é a heterogeneidade de sua composição social: é composto por uma rede de movimentos e organizações sociais de espectro variado destacando a defesa dos direitos humanos, estudantes, anarquistas, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais rurais, centrais sindicais, alas de partidos políticos e organizações de esquerda, redes de interlocução de pequenos grupos etc. Cada um desses grupos tem origens, ideologias, instituições de apoio e