movimentos sociais no brasil
Período Colonial
1. Confederação dos Tamoios
Primeiro movimento do qual se teve noticia, ocorreu em 1562, os indios tamoios tiveram apoio do francêses, eles uniram-se contra os portugueses. O movimento foi pacificado pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
2. Guerra dos Bárbaros
Rebelião indigena, durou cerca de 20 anos, a partir de 1682. Índios cariris, queriam ocupar uma extensa área do Nordeste, realizaram uma batalha contra os colonizadores.
3. Insurreição Pernambucana
Movimento da população nordestina contra o domínio holandês. Ocoreu a partir de 1645. Teve iniciativa dos senhores de engenho. As batalhas mais importantes que ocorreram foram: Guararapes e Campina de Taborda. Os holandeses foram expulsos em 1654.
4. Revolta no Maranhão
Lei que proibia a escravização de índios, causou esse movimento, os jesuítas, defensores dos índios, foram expulsos. Ocorreu de 1684 a 1685.
5. Guerra no Mascates
Ocorreu em Pernanbuco entre 1710 e 1711. Brasileiros de Olinda se sentiram diminuidos, e atacaram os portugueses do Recife.
6. Revolta de Filipe dos Santos
Exploração do ouro e cobrança extorsiva de impostos provocaram a revolta, cerca de dois mil populares participaram, o lider Felipe dos Santos Freire foi enforcado e esquartejado. Ocorreu na decada de 1720.
7. Inconfidência mineira
Inconformados com o peso dos impostos, membros da elite uniram-se na pretensão de estabelecer uma república independente em Minas. Inconfidentes foram condenados ao desterro perpétuo na África, com exceção de Tiradentes, que, durante os interrogatórios, chamou para si toda a responsabilidade: foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792
8. Conjuração Baiana
Teve a liderança do alfaite João de Deus do Nascimento. Homens humildes por uma mescla de republicanismo e ódio à desigualdade social. Dos 43 presos, quatro foram enforcados.
9. Revolução de 1817
Defendia a independência de Portugal, religiosos,