Estética
Elevação circunscrita da epiderme, pequena cavidade similar à vesícula, de conteúdo purulento. A pústula pode ser séptica, como no impetigo ou na acne juvenil, ou asséptica, como na psoríase pustulosa. Também conhecida por acne (com pús).
Papula:
Éuma lesão sólida da pele, elevada, com menos de 1 cm de diâmetro. São superficiais, bem delimitadas e facilmente detectáveis mediante o deslizamento das polpas digitais sobre elas. Podem ser puntiformes ou um pouco maiores com a mesma coloração da pele ou ainda de cor rósea, arroxeada e castanha.
Comedão Aberto:
O comedão aberto (cravo preto) se constitui por acúmulo de corneócitos e sebo e colonização pelo Propionibacterium acnes. Pode haver estafilococos e Propionibacterium furfur na extremidade. A cor escura da lesão se deve à presença de melanina. Quando o comedão leva à ruptura da parede folicular, ocorre uma reação inflamatória que resulta clinicamente em pápulas, pústulas, nódulos e cistos, constituindo a acne inflamatória.
Comedão Fechado:
O comedão fechado (cravo branco) forma-se pelo aumento de corneócitos no acroinfundibulum folicular, tomando forma esférica. O orifício folicular pode ser, eventualmente, visível no centro.
Millium:
Erupção cutânea, feita de pequenos elementos duros e esbranquiçados, cobertos por delgada membrana, cuja espessura não ultrapassa a da do grão de milho. Conhecidos popularmente por "cistos sebáceos", os cistos encontrados com maior frequência são os epidérmicos e os triquilemais. O conteúdo de ambos não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.
Efelídes (sardas):
As sardas são manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele. Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara (fototipo I e II) e ruivas. São causadas pela