Negócios Internacionais
Análise econômica
Para fazer-mos essa análise econômica, utilizamos o ano de 2012 para que pudessemos obter resultados mais concretos, e uma visão geral de dados concretos. A Embraer é uma das maiores companhias exportadoras brasileiras, ela conta com três unidades de negócio; Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa e Segurança. Faz parte do seu ramo de atuação projetar, desenvolver, fabricar e comercializar aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.
A natureza do negócio confere uma posição de destaque na vanguarda tecnológica mundial, com constantes investimentos em pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos e soluções e o aprimoramento de processos.
Atualmente, é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos, com crescente receita proveniente também dos negócios de Aviação Executiva e Defesa e Segurança. O aumento das vendas nesses segmentos faz parte da estratégia de crescimento da Empresa, que busca a diversificação dos negócios.
Com a práticas estruturadas de governo, tem ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), além de integrar, em 2012, as carteiras do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa (ISE), compostas de ações de empresas com reconhecidas práticas de gestão sustentável.
No ano de 2012, a receita líquida da Embraer foi de R$ 12.201,7 milhões, sendo 61% para Aviação Comercial, 21% para Aviação Executiva, 17% para Defesa e Segurança e 1% para outros negócios. No fim de 2012, a carteira de pedidos firmes a entregar correspondeu a US$ 12,5 bilhões.