OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
ANTONIO MATEUS MARCELINO ARRUDA, 08
ANTONIO MATHEUS MONTEIRO, 09
CARLOS BRUNO MENDES DA SILVA, 13
JOÃO ALVES BEZERRA NETO, 27
JOSÉ HUMBERTO PINHEIRO JÚNIOR, 28
MÁRIO ALVES BATISTA, 34
RENAN ALVES BEZERRA, 38
OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Trabalho de Geografia
Senador Pompeu
2014
1. INTRODUÇÃO Neste trabalho será apresentado os movimentos sociais no Brasil desde o primeiro século da colonização até nossos dias. Esses movimentos demonstram que os que viviam e os que vivem no Brasil nunca foram passivos e sempre procuraram, de uma ou de outra forma, lutar em defesa de suas idéias e interesses. Será abordado alguns temas que falam melhor sobre esses movimentos e que facilitarão o seu entendimento.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. LUTAS NO PERÍODO COLONIAL Durante o período colonial (1500-1822), os movimentos sociais mais significativos foram: os de independência em relação a Portugal: a Inconfidência Mineira (1789-1792) e a Conjuração Baiana (1796-1799). Os dos povos indígenas, que lutaram para não ser escravizados e para manter suas terras e seu modo de vida; os dos escravos africanos, cuja principal forma de resistência era as revoltas localizadas e a formação de quilombos; abolicionismo e republicanismo No período imperial (1822-1889), ocorreram movimentos pelo fim da escravidão e contra a monarquia, objetivando a instauração de uma república no Brasil ou a proclamação de repúblicas isoladas. Todos foram reprimidos. Ocorreram ainda movimentos em que se lutou por questões específicas, contra as decisões vindas dos governantes, percebidas como autoritárias.
2.2. REVOLTAS REGIONAIS, ABOLICIONISMO E REPUBLICANISMO A partir de 1850, dois grandes movimentos sociais alcançaram âmbito nacional: o movimento abolicionista e o republicano. Desenvolvidos paralelamente, e com composições diferentes, esses movimentos foram fundamentais para a queda do império e a instauração da