Movimentos Sociais no Brasil
(PRIMAVERA ÁRABE)
RESUMO
O presente trabalho apresenta estudos baseados nos movimentos sociais ocorridos em nosso país, buscando entender a real insatisfação do povo brasileiro com o Governo, os motivos que levaram a essas manifestações, a luta pelo direito de uma democracia justa. A repercussão das manifestações em todo mundo e a atitude do governo em relação aos manifestos.
Palavras-chave: Governo. Direito. Insatisfação.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata da recente onda de protestos, que teve inicio, em São Paulo e no Rio de Janeiro, quando os Governos decidiram pelo aumento das passagens de ônibus em R$ 0,20 centavos. A partir daí a população se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento, que segundo os manifestantes, não é pelo valor da passagem, mais sim pela qualidade precária do serviço.
Surgiram então, mais motivos para outras manifestações e outros assuntos foram sendo apresentados. As manifestações na grande maioria são pacificas, onde ganhou apoio da população. Esses manifestações não vem de hoje, o povo saiu as ruas outras vezes reivindicando por seus direitos.
2 MOVIMENTAÇÕES SOCIAIS
O povo clama por seu direito, sai as ruas, une forças contra o governo e suas leis. Em alguns momentos da história do nosso país, atos como estes já se repetira.
2.1 1922 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A monarquia existiu no Brasil de 1822 a 1889. Porém algumas crises como a censura, a interferência de D. Pedro II nas questões religiosas e o fortalecimento do movimento republicano, desencadearam muita insatisfação. Num movimento mais elitizado, a população da época uniu-se a Marechal Deodoro da Fonseca, que após um golpe militar, instaurou a Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889, na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Naquele momento surgiu a República Federativa e Presidencialista no nosso país, sendo o próprio Marechal da Fonseca quem assumiu a