Movimento dos pioneiros
Pontos Principais.
* Uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória. * O Estado responsável pelo o dever de educar o povo, responsabilidade a qual antes era apenas da família. * Uma Educação laica, quer dizer uma educação separada da religião, que teria como consequência a aproximação das questões sociais. * Igualdade de oportunidades a qualquer sexo, credos e camadas sociais. * Multiplicidade presente, quando se comparam vários estados brasileiros, sendo assim se tornaria mais relevante e proveitosa para todos. * Priorização no plano dos Estados, principalmente nos primeiros anos que é o caso do inicio da formação dos indivíduos. * Apoio da Pedagogia, bem como a Filosofia e outras ciências. * Educação funcional, visando ao mesmo tempo o desenvolvimento do individuo e da sociedade.
Síntese.
O sistema de organização da educação no Brasil naquela época era bastante fragmentando e desarticulado, encontrando-se em uma grande desordem pela a ausência de melhorias nos campos científicos e filosóficos, com o descuido dos órgãos responsáveis, com relação ao plano de melhorias nesse campo.
O questionamento central do manifesto era: Por que em os outros países estavam em constante crescimento e o Brasil estava estagnado, de maneira isolada, quando ele podia usufruir para servir de maneira influenciativa e de ação? Novos rumos foram estabelecidos a partir deste ponto de vista, tais como, o gosto pela crítica e debate, a conscientização da necessidade de aperfeiçoamento constante, a ação da escola sobre o indivíduo, tomando assim um caráter de plano integral abrangendo todas as áreas relacionas à educação.
A nova educação é caracterizada como sistemática com relação à velha estrutura, tendo a educação nos dias hoje, não mais como um privilégio de poucos, mas sim como algo que abrange a todos os indivíduos, independente da classe social em que esteja inserido. A escola deveria oferecer a