Manifesto dos pioneiro
Joana Darque Viana Mota
O Manifesto dos Pioneiros
ORIENTADORA: PROFESSOR Dr.ª Mª ODETE CALHEIROS PENA
BOA VISTA – RR
2011
Joana Darque Viana Mota
Identificação do Projeto
Nome: Joana Darque Viana Mota
Data:
Apoio Docente:
Tema: Manifesto dos Pioneiros
Problema: O que foi o manifesto dos pioneiros
Objetivo Geral: O manifesto dos pioneiros ocorrido no Brasil 1932
Objetivo Específico: • Pesquisar o que foi o manifesto dos pioneiros • Mostrar as influencia de Dewey e Durkheim aos pioneiros • Mostrar importância dos manifesto dos pioneiros para educação Brasileira
O manifesto dos pioneiros da educação foi publicado e assinado em maio de 1932 tornou-se indiscutivelmente, um documento histórico, pelo seu caráter abrangente. Coma definição de uma politica nacional de educação e ensino, pois foi o único em toda a história da educação.
Escrito durante o governo de Getulio Vargas que governava o pais sem uma constituição, mais tinha visão de um segmento da elite intelectual, com diferentes posições ideológicas vislumbra a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira.
Fernando de Azevedo, líder da mais profunda reforma que se realizaram nesse setor no pais. O documento escrito por ele também contou coma participação de outros intelectuais daquela época.
Eles eram ligados diretamente ao movimento de modernização da educação do ensino e da cultura no Brasil. Estavam preocupados com as transformações econômicas, politicas e sociais pelas quais o pais passava.
O documento foi assinado por políticos, educadores, cientistas, entre outras pessoas influentes naquela época. Ao todo mais de 26 intelectuais. Entre este grupo de pessoas podemos destacar: Anisio Teixeira Lourenco Filho, Roquete Pinto, Cecilia Meirelles, entre outros.
As influencias de Dewey e por Durkhein aos pioneiros
O grande nome no movimento foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). Ele