Administração
1. Origem da Administração por Objetivos. 2. Conceituação. 3. Resultados. 4. Prática dos Objetivos. 5. Política para Objetivos. 6. Critérios para a Escolha de Objetivos. 7. Exemplo de um Plano Anual de Objetivos. 8. Exemplos de Objetivos para Gerentes. 9. Exemplo de Plano de Objetivos para o Escritório de uma Filial. 10. Exemplo de Plano de Objetivos para um Gerente de Fábrica. 11. Modelos para a Implantação.
Os novos métodos administrativos devem ser aceitos como hipóteses, aplicados experimentalmente, testados e aprovados apenas se os resultados comprovam sua utilidade. Essa premissa vale para a Administração por Objetivos, que como método vem sendo empregado nas emprêsas de todo o mundo. Passados mais de quinze anos desde suas primeiras aplicações, êsse método requer um balanço que permita aconselhar, ou não, o seu uso. Passemos, então, ao exame do conceito e resultados dêste método, lançando mão do material de pesquisa até agora publicado, aproveitando essas mesmas fontes, referidas na bibliografia; êste artigo apresenta uma coleção de modelos para a implantação e sistematização do método. Bsses modelos têm diversas origens; seus autores e respectivas datas estão indicados em cada figura.
1. Origem da administração por objetivos
OmORNE1emprega diversos capítulos iniciais de seu livro para expor as condições históricas que deram origem à Administração por Objetivos. Segundo êle êsse método surgiu na década de 50 quando a emprêsa privada norte-americana estava sofrendo pressões acentuadas.
* Professor contratado do Departamento de Administração Geral e Relações Industriais da Escola de Administração de Emprêsas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. 1 OmORNE, George. Management by Objectives, Nova Iorque, Pítman, 1965.
R. Adm. Emp., Rio de Janeiro, 10 (1): 95/130, jan./mar. 1970
Desde a intervenção keynesiana durante a depressão que se seguiu à crise de 29, o capitalismo sofreu