Prática empresarial - natura
A Natura é uma companhia de capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Em 2006 sua receita bruta foi 19,9% superior à registrada em 2005. No Brasil é líder no setor de cosméticos e a marca está entre as mais admiradas do mercado.
Atua no setor de vendas diretas através de seus mais de 600 mil consultores. Ao longo do tempo, a Natura construiu uma marca forte e desenvolveu um portfolio de produtos de qualidade, que atendem às necessidades de uma ampla faixa de consumidores. Atualmente, esse portfolio é composto por cerca de 900 produtos.
Em seus quase 40 anos de história, a Natura tem sido guiada por sua notável capacidade de inovar, criando uma linha de produtos capaz de brigar com as concorrentes multinacionais, e através da sustentabilidade, treinando seus funcionários para pensar em maneiras de preservar o meio ambiente ou de beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa.
A logística desenvolvida pela organização é a de atender plenamente a demanda de produtos e serviços, garantindo um diferencial através da flexibilidade da cadeia logística com padrões de qualidade, serviço e custo, evidenciando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável para a plena satisfação de seus clientes.
1. HISTÓRICO SOBRE A ORGANIZAÇÃO
A Indústria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut Ltda foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo atual presidente da Natura, Antonio Luiz da Cunha Seabra, com objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços competitivos. Desde a sua fundação, contando com um laboratório e uma pequena loja na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nascida com duas paixões - pela cosmética como veículo de promoção do auto-conhecimento e de transformação na vida das pessoas das relações humanas, cujo