MANIFESTO DOS pioneiros
DOS
PIONEIROS DA
EDUCAÇÃO
NOVA DE 1932
RESGATE HISTÓRICO
O Brasil sempre teve como contundente a divisão de classes discriminátória, refletida na educação, a elite tendo acesso a educação de qualidade e os mais pobres saindo da escola para trabalhar, enquanto a elite continua até o ensino superior.
A década de 1920, na área da educação, foi um período de grandes iniciativas. Foi a década das reformas educacionais. Abriu-se assim um grande espaço para propostas em prol da educação.
RESGATE HISTÓRICO
1924 – criação da ABE – Associação Brasileira de
Educação;(conferencias nacionais de educação)
-Em 1930, 54,4% dos alunos estavam fora da escola elementar.
-Haviam inumeros problemas da escola brasileira
Como o alto indice de analfabetismo e a desistencia escolar.
-A sociedade brasileira passava por signifcativas mudanças politicas economicas culturais e sociais.Nesse momento , a industrialização se desenvolvia em ritmo crescente , se almejava o desenvolvimento so país .
RESGATE HISTÓRICO
-Apos um golpe de estado da revolução 1930 Getúlio
Vargas assume o Governo Provisório .
-Surgem idéias centrais do "programa de reconstrução nacional", como a formação do
Ministério dos Negócios de Educação e
Saúde Pública;
-Até então inexistia uma política nacional de educação. -Na abertura da IV conferência nacional da educação , em dezembro de 1931 , Getúlio Vargas solicitou “ a elaboração de uma documento em que fosse definido o sentido pedagógico da revolução de
1930.
-O grupo de intelectuais , apresentou em março de
1932 um documento expresso como manifesto.
O QUE FOI O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA
EDUCAÇÃO NOVA?
O que é Pioneiro:
Pioneiro é um substantivo masculino proveniente do termo em francês pionnier e significa alguém que é o primeiro a abrir caminho através de uma região mal conhecida.
Também pode ser um termo que designa um precursor, um desbravador ou descobridor. -O manifesto foi um documento redigido em 1932, assinado por 26 educadores intelectuais de