Escola Nova
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
VANESSA PATRÍCIA DOS SANTOS
ESCOLA NOVA
DOIS VIZINHOS
2014
VANESSA PATRÍCIA DOS SANTOS
ESCOLA NOVA
Trabalho solicitado na disciplina de História da Educação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, para obtenção de nota parcial referente ao 1º Semestre de 2014 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
DOIS VIZINHOS
2014
1. INTRODUÇÃO
A Escola Nova é o nome dado a um dos mais diversos movimentos de renovação do ensino. Este movimento se fez forte na Europa e na América, especialmente no Brasil. Teve como base o Manifesto do Pioneiros lançado em 1932 que, como será descrito a seguir, trata-se também de uma das mais diversas formas de tentar universalizar a educação pública de qualidade no nosso país. O primeiro grande inspirador da Escola Nova na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). No Brasil, entre os nomes que mais se destacaram podemos mencionar Anísio Teixeira (1900-1971).
2. JOHN DEWEY E ANÍSIO TEIXEIRA
John Dewey é um filósofo norte americano que influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social. Por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que possam dar continuidade às suas ideias e conhecimentos, segundo ele, a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, a função da escola deve ser a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro da vida do indivíduo. Então, para ele, a educação teria a função de igualar as oportunidades.
Um dos princípios da teoria de Dewey é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Procurava criar uma prática docente baseada na liberdade do aluno para elaborar as próprias certezas, os