Movimento de queda livre mql
Queda dos Corpos (Movimento de Queda Livre – MQL)
Componentes: Luã Zobaran e Vitória Medeiros
Turma 11.
Imbé Agosto de 2012 Introdução Através deste trabalho, da disciplina de física, procuraremos aprofundar nossos conhecimentos sobre “A queda dos Corpos – Movimento de Queda Livre MQL” conhecendo teorias e conceitos da mesma, com o objetivo de esclarecer qual a teoria correta, e com o intuito de aprofundar nosso conhecimento com base em suas causas, conceitos, teorias e justificativas.
O conceito do Movimento de Queda Livre (MQL) A queda de um corpo próximo a superfície da Terra, é um movimento uniformemente acelerado, contanto que se despreze a resistência do ar. Denomina-se Queda Livre de um corpo, quando o mesmo é abandonado no vácuo ou se é desprezível a resistência do ar. Próximos a surperfície da Terra, os corpos estão sujeitos à aceleração, devido à atração da Terra, que denominamos aceleração da gravidade.
Galileu afirmou que um corpo deveria cair com aceleração constante independentemente de seu peso. Então, desde aquela época, a Queda Livre de corpos tem sido estudada com grande precisão. Quando os efeitos do ar podem ser "desprezíveis", Galileu está correto. Quando a distância da Queda Livre é pequena em comparação com o raio da Terra, então a aceleração se torna constante.
No movimento uniformemente variado (MUV), a velocidade do corpo não é mais fixa, podendo variar de maneira uniforme, sendo assim, a aceleração também torna-se constante nesse movimento. Porém, um caso particular de MUV é o Movimento de Queda Livre (MQL). Na Queda Livre, a aceleração a que ficam sujeitos os corpos é constante, e denominada aceleração da gravidade g, denominada (g=9,82 m/s²). A aceleração g que é imposta pela gravidade da Terra não é constante, porque independentemente da distribuição de massa do planeta, que não é uniforme e da distância entre o objeto em queda livre, e essa