fisica
APRESENTAÇÃO
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um conjunto de exercícios feitos de forma programada e com a supervisão do professor. Tem por objetivo favorecer a aprendizagem, através da aplicação da teoria estudada para a solução de problemas relativos à profissão. Além disso, por ser uma atividade em grupo, desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, o que é muito importante para a carreira de todo profissional.
Dentro da disciplina Física I, as atividades se propõem a desenvolver algumas competências, tais como: identificação e resolução de problemas de Engenharia; concepção, projeto e análise de sistemas, produtos e processos; aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia.
Para isso, esta ATPS foi dividida em quatro etapas, na qual as duas primeiras etapas já foram realizada, restando as etapas 3 e 4 que apresenta as seguintes atividades:
Na Etapa 3 aplicaremos e compreenderemos o conceito de Movimento uniformemente variado livre da resistência do ar.
Na Etapa 4 e 5 aplicaremos e compreenderemos os conceitos de lançamento horizontal e oblíquo.
ETAPA 3
MOVIMENTO RETILÍNEO
Essa etapa é importante para aplicar e compreender o conceito de Movimento uniformemente variado livre da resistência do ar. Simular os movimentos executados quando os corpos estão submetidos a uma aceleração constante igual a 9,8 m/s2. Essa etapa de modelagem do projeto SARA está relacionada aos conceitos de lançamento oblíquo. Ao final, você terá um memorial descritivo de cálculos de todas as etapas do projeto desde o lançamento até o resgate do satélite.
DEFINIÇÃO QUEDA LIVRE
O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra, fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira