As regras do Método Sociológico - Durkheim
Campus de Presidente Prudente
Fichamento: As regras do Método Sociológico
Alisson Rodrigues Santori
Graduando em Geografia – Noturno – FCT/UNESP
Presidente Prudente
Setembro de 2013
NOME: Alisson Rodrigues Santori
Referência bibliográfica:
DURKHEIM, Émile. As regras do Método Sociológico. São Paulo, Ed. Abril Cultural, 1983, p. 75 a 83.
TRECHO LIDO/FICHADO: “Prefácio da segunda edição.”
1) IDÉIA CENTRAL DO CAPÍTULO:
Durkheim vai tentar estabelecer a sociologia como uma nova ciência social, fazendo isso atravez da busca do objeto dessa ciência, tendo definindo então que objeto próprio da sociologia é o fato social.
2) IDÉIAS SECUNDÁRIAS :
Pág.
Argumentos
75
Atravez de obras como L’anne Sociologique, nos permitiu mostrar o que a sociologia pode alcançar, sendo que ela não estava condenada a permancer como um mero ramo da filosofia geral, mas por outro lado podia avançar e estudar mais os detalhes dos fatos
76
Durkheim vai nos detacar a atitude mental, explicando que se deve iniciar um estudo atravez do que desconhece por completo. “O objetivo de qualquer ciência é uma coisa, salvo, os objetos matemáticos, desde o mais simples ate o mais complexo, para conhecermos bastara olhar para dentro de nós mesmos.” (p.76)
77
O sociólogo, ao penetrar no mundo social, precisa ter consciência de que penetra no desconhecido; é preciso que se esteja preparado para fazer descobertas.
Segundo Durkheim tais teorias exprimem, não os fatos, impossíveis de serem esgotados com essa rapidez, mas a noção prévia que deles tem o autor antes da pesquisa.
78
Quando um certo numero de elementos, ao combinarem-se, acabam provocando fenômenos novos, é preciso conceber esses fenômenos como resultado de um todo formado pela sua união.
79
Os fatos sociais não diferem dos fatos