Caminhando para saúde
Introdução
Sabe-se que um maior nível de atividade física contribui para a melhora do perfil lipídico e metabólico e a reduzir a prevalência da obesidade. O projeto tem como meta melhorar a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesos através da atividade física, mais especificamente, grupos de caminhada.
Metodologia
No início do projeto as pessoas envolvidas deverão passar por uma avaliação física realizada pelos profissionais envolvidos e atestado médico para a prática de atividade física. As atividades acontecerão três vezes por semana, com duração de uma hora por sessão, serão realizados grupos de caminhada com crianças e adolescente acompanhados de professores em uma pista atlética. Desde o início do projeto serão feitas medidas de peso e altura, pregas subcutâneas e circunferência do braço e circunferência muscular do braço tanto no começo como no final da 3º dia da semana. No projeto serão incluídas crianças e adolescente com IMC igual ou maior do que 25kg/m².
Resultados almejados
A atividade física aeróbia promove perda de peso e melhora do perfil lipídico em indivíduos obesos, conforme vários estudos pesquisados conseguiram encontrar resultados eficientes. Estas são algumas metas a serem alcançadas com o projeto a longo e médio prazo, além de combater o sedentarismo na infância e adolescência e gerar o hábito e o interesse pela atividade física.
Comentários finais
O Projeto não precisa de um custo alto de investimento, apenas uma pista de corrida, uma sala para que se possa fazer as medidas e os aparelhos como balança, plicômetro . Conforme muitos estudos realizados, os resultados são realmente positivos e trazem benefício para a saúde da criança e adolescente. No final procuramos também criar esse hábito de praticar atividade física para que continue exercitando-se quando adulto para prevenir alguns riscos que possam ocorrer em pessoas obesas e sedentárias.
Referências Bibliográficas