Experimento de movimento de queda livre
Resumo: Este relatório tem como objetivo demonstrar um Movimento de Queda Livre, por meio de um experimento realizado em aula, para que possamos aplicar, na prática, o que já conhecíamos teoricamente. Por meio deste podemos observar as características desse tipo de movimento, considerando seus desvios nos resultados obtidos. Portanto, veremos que um corpo em queda livre é caracterizado por um movimento sobre uma trajetória retilínea, com velocidade crescente e uniforme, ou seja, com aceleração constante. Essas características foram observadas através do experimento que utilizou um conjunto de painel vertical, um sensor fotoelétrico e um sensor de largada e de discussões e análises neste trabalho.
Introdução
O presente relatório refere-se a um experimento realizado em aula que teve como objetivo demonstrar, na prática, um corpo em movimento de queda livre. Este tipo de movimento ocorre com um corpo que se desloca em uma trajetória reta, vertical, com aceleração constante – a aceleração da gravidade.
No estudo de física, a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV).
Relacionando o experimento com a 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia), um corpo só mudará seu estado de repouso ou movimento se alguma força atuar sobre ele – no caso do experimento, a queda que dá a aceleração.
Foram realizados cálculos e gráficos com os quais conseguimos melhor perceber a aplicação teórica na prática. Por exemplo, a partir do gráfico do tempo vesus aceleração da gravidade, o que corresponde a uma função de primeiro grau, uma reta quase perfeita que demonstra que o tempo cresce quando menor for à gravidade calculada.
Procedimento Experimental
Para realização do experimento, foi utilizado um conjunto de painel vertical, um corpo de prova esférico, um sensor fotoelétrico, um cronometro digital e um sensor de largada.
Com o equipamento pronto e as instruções passadas, começamos a