Queda livre - física experimental
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALISON BONFANTE
RENAN SEVERO MACHADO
CAROLINE DOS SANTOS DA SILVA
DOUGLAS DUMINELLI
QUEDA LIVRE
CRICIÚMA
2012
ALISON BONFANTE
RENAN SEVERO MACHADO
CAROLINE DOS SANTOS DA SILVA
DOUGLAS DUMINELLI
QUEDA LIVRE
Relatório apresentado à disciplina de Física Experimental, da 2a Fase do Curso de Engenharia Civil, ministrada pelo professor Marcio Just.
CRICIÚMA
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A física experimental tem como objetivo geral introduzir o estudante em técnicas de obtenção, tratamento e análise de dados obtidos em experimentos bem como as apresentações dos resultados obtidos. O experimento de queda livre consiste em estudar e caracterizar e interpretar os gráficos obtidos no experimento. Para a interpretação do experimento, utilizamos algumas formulas matemáticas que podem ser expressas matematicamente por tais formulas: [pic] (constante) [pic] [pic]equação horária do MQL [pic] equação de Torricelli
2 OBJETIVOS
Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre procurou aperfeiçoar todas as suas atividades. Na área da física o homem progrediu muito quando foi em busca da criação de aparelhos de medição. Tomando por base essas criações, conseguiram realizar muitos experimentos e anotando seus dados, conseguiram maiores precisões. Além do mais, é muito importante poder registrar resultados que o grupo obteve, sabendo que ao final da experiência poderemos identificar e caracterizar o movimento de Queda Livre.
3 EQUIPAMENTOS
3.1 TRENA MÉTRICA
A trena metálica é um instrumento de medição de tamanho, cuja fita é graduada ao longo do