Introdução- a administração é uma habilidade humana
A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela necessidade de organização no dia a dia em todas as áreas da vida trabalho, relacionamento, lar etc.
A história da Administração surgiu há mais ou menos 5.000 a.C., na Suméria, quando seus habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgiu à arte e o exercício de administrar. O difícil é precisar até que ponto homem da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando esta arte. A administração moderna surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
1-Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo (experiência, intuição) e a improvisação;
2- Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
No inicio do século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração cientifica e o estudo da administração como ciência. Taylor defendia a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surgiram aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento e o alcance dos objetivos traçados pelas organizações. Em 1911, Taylor publicou o livro: Princípios da Administração Cientifica que propunha a idéia de encarar a administração como uma ciência, este livro tornou-se um Best Seler no mundo inteiro. Em paralelo aos estudos de Taylor, Henri Fayol que um francês, defendia