Construção do tempo pelas crianças
Estadual de Londrina
A Construção do tempo pelas crianças
DISCENTE: Patrícia Ap Perrud Cordeiro
CURSO: Pedagogia – Parfor – Turma 4
DISCIPLINA: didática da história nas SIEF
DOCENTE: Mari Clair
Londrina
2012
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo fazer uma síntese reflexiva sobre a construção do tempo pelas crianças, tanto na Educação Infantil quanto nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Sabemos que a construção do conceito de tempo é longa e complexa, ou seja, é algo muito abstrato para as crianças, tornando-se um grande desafio para nós professores. É preciso repensar nossa prática pedagógica, buscando estratégias de como trabalhar a questão do tempo com nossos alunos, levando-os a compreenderem o conceito e posteriormente serem capazes de pensar historicamente.
O presente trabalho tem por finalidade também, apresentar algumas das minhas práticas pedagógicas referentes à construção do conceito de tempo com meus alunos do Ensino Fundamental.
DESENVOLVIMENTO
“Um pouco de teoria...”
A construção do conceito de tempo é longa e complexa. Segundo Piaget, nossas idéias sobre o tempo não são inatas mas resultam de construções lógicas que se originam da experiência e da ação. A construção do conceito de tempo esta intimamente relacionada com o domínio da linguagem.
... o tempo é a coordenação dos movimentos: quer se trate de deslocamentos físicos ou movimentos no espaço, quer se trate desses movimentos internos que são as ações simplesmente esboçadas, antecipadas ou reconstituídas pela memória, mas cujo desfecho e objetivo final é também espacial, o tempo desempenha a seu respeito o mesmo papel que o espaço em relação aos objetos imóveis. [...] O espaço é um instantâneo tomado sobre o curso do tempo e o tempo é o espaço em movimento, todos os dois constituindo, pela sua reunião o conjunto das relações de implicação e ordem que caracterizamos objetos e seus