documentação pedagógica
Rosângela Nishiyama
Tema do trabalho: Documentação pedagógica - Portfólio
Título: “A documentação pedagógica (portfólio) como um processo para encorajar uma prática reflexiva e democrática”.
Delimitação do tema: Utilizaremos o portfólio para trabalhar o comportamento de crianças de 2 a 4 anos (maternal), onde desejamos conscientizar a sociedade da importância da documentação (portfólio).
Problema: A partir da expectativa de defender o caráter socialmente construído do conhecimento e a natureza situada e incorporada da construção da criança, do pedagogo e da pedagogia da primeira infância, qualquer atividade pedagógica pode ser vista como uma construção social realizada por agentes humanos, onde a criança, o pedagogo e todo o meio da instituição dedicada à primeira infância são entendidos como socialmente constituídos através da linguagem. Porém, será que tal perspectiva implica que a atividade está aberta a mudança, se optarmos por construir a atividade pedagógica de uma maneira e depois optar por reconstruí-la de outra maneira? Como então podemos praticar uma pedagogia reflexiva e comunicativa?
Hipótese: Para praticar uma pedagogia reflexiva e comunicativa é preciso responsabilidade, consciência das práticas pedagógicas, para haver a construção de um novo espaço, no qual um debate possa ser estabelecido para produzir novas práticas. O papel da documentação pedagógica (portfólio) na construção das instituições dedicadas à primeira infância é de fundamental importância. Ela oferece um ponto de partida importante para o diálogo, mas também para criar confiança e legitimidade em relação à comunidade mais carente, abrindo e tornando visível o trabalho dessas instituições. Graças à documentação (portfólio), cada criança, cada pedagogo, cada instituição pode conseguir uma voz pública e uma identidade visível, garantindo, desse