relatorio de estagio
O estágio em gestão pedagógica é muito importante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação e projetos pedagógica. “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito” (Piaget 1978).
Observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, nem devolução, e muito menos sem encontro marcado. Observar uma situação pedagógica é olha-Ia, fita-la, mira-la, admirá-la, para ser iluminada por ela. Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la, mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica. ( FREIRE 1996).
A experiência do estágio nos possibilita a vivência da prática pedagógica durante o curso de formação. Estagiar é experimentar de forma concreta todos os ensinamentos adquiridos durante a formação acadêmica, uma vez que só a teoria não é suficiente para preparar o aluno em sua atuação profissional. Neste processo, o estagiário tem a oportunidade de experimentar sua profissão e unir a teoria à prática, fazendo intervenções, realizando pesquisas, diagnosticando e propondo alternativas de soluções para os problemas observados, com o devido respaldo teórico que possui.
2. Objetivos gerais
Compreender o cotidiano da gestão pedagógica escolar, quanto ao acompanhamento dos professores e a qualidade do processo do ensino aprendizagem do aluno.
3. Objetivos específicos
Identificar as função da gestão pedagógica da escola e compreender as relações pedagógicas, família e escolar.
Avaliar e entender o processo de gestão.
Identificar as etapas e elementos de gestão.
4. Referencial teórico
A Gestão Escolar compreende a Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e de Recursos Humanos. A Gestão Administrativa deve incumbir-se da parte física e