QUeda Livre relat rio
Ianzer Smith Wanderbroock; José Luiz Correia Júnior; Luciane Freiberger; Mara Cristina Carnielli; Monica Evangelista; Paulo Sergio de Andrade. Departamento de Engenharia Civil
Faculdade Integrado de Campo Mourão
O presente relatório apresenta a experiência realizada em laboratório, e consiste no estudo da teoria do movimento de queda livre (MQL) onde o movimento é provocado pela aceleração da gravidade, assim classificado também como um Movimento Retilíneo Uniformo Variado (MRUV) como conceito preestabelecido para comprovar os resultados da experiência. Através da mesma sera possível observar a trajetória de um móvel, sua velocidade e aceleração em espaços diferentes.
Palavras-chave; Queda livre Tempo; Aceleração.
Introdução
Segundo “Halliday, Resnick e David (1976)”, todos os corpos, quaisquer que sejam seus tamanhos, formas ou composição caem com a mesma aceleração no mesmo local próximo da superfície da Terra. Esta aceleração, indicada pela letra g, é denominada aceleração de queda livre (ou às vezes aceleração devida à gravidade).
Quando não á interferência ou resistência do ar, corpos de pesos e tamanhos diferentes, soltos na mesma altura, levam a mesma velocidade para atingir o chão. [Representado na parte direita da Fig.(1). Porém no lado esquerdo é levada em conta a resistência do ar]. Chamamos esse movimento de queda livre esse movimento é uniformemente acelerado com a trajetória retilínea, vertical e a aceleração é a mesma para todos os corpos, a aceleração da gravidade é calculada utilizando o valor de aproximadamente, g=9,81 m/s2. HALLIDAY, RESNICK David, WALKER Robert, S.A, 2002.
Figura 1 - Representação da Queda Livre no Vácuo e com interferência do ar, pesos diferentes um pedaço de papel e uma esferea de metal. Imagem Mara Cristina Carnielli.
O grande filósofo Aristóteles, aproximadamente 300 anos antes de cristo, acreditava que abandonando corpos leves e pesados de uma mesma