Relat Rio 1 Queda Livre
Queda Livre
Discentes
Cláudio Bicho nº52385
Valter Quadros nº 52587
Edilaine Cunha nº 53048
Docente
Orlando Camargo Rodríguez
Índice
Pág
- Introdução 2
- Objectivo experimental 3 a 6
- Discussão 7
- Bibliografia 8
Introdução
Nesta experiência vamos nos deparar com a queda livre sendo que a mesma é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interacção da gravidade (g).
Logo o movimento de queda livre de corpos próximos da superfície da Terra pode ser descrito pela equação para um movimento uniformemente acelerado dada por:
Neste caso h(0) e v(0) são a posição e velocidade iniciais do movimento e escrevemos h(t) tomando um referencial vertical com sentido positivo para baixo. Com essa convenção para h(t), a aceleracão (g) tem sentido positivo, o que resulta no sinal positivo no tempo ao quadrado.
Se o corpo começar do repouso, v(0) = 0, e se adicionalmente tomamos como origem de h a posição inicial do corpo h(0) = 0 e temos a relação simples:
Assim a partir da dedução da segunda fórmula vamos poder calcular um valor teórico e poder comparar com o valor aproximado da gravidade e ver a sua variação experimental. Sendo que o valor de g = 9.8
Objectivo Experimental
A experiência consiste em avaliar os valores de tempo decorrido em função da variação de altura de queda da esfera metálica, podendo determinar por meio de análises gráficas o valor da gravidade local.
Materiais
Craveira
Fita métrica
Fios de ligação
Esfera metálica
Régua graduada
Bases e suportes
Prato interruptor
Relógio eletrónico
Disparador mecânico
Montagem experimental
Procedimento experimental:
Inicialmente prendemos uma esfera de aço de massa m a um mecanismo de soltura na altura inicial equivalente a 0.90 metros. O sensor de impacto ficou posicionado no chão de modo que quando a esfera chegasse a ele, o tempo de