Relat Rio De Queda Livre
CRISTIANE DIB ALVES – 5037639
JAQUELINE CAMILA DOS SANTOS – 5125290
RAIANE DA MOTA SILVA - 5120613
RENATA MACHADO MARTINS - 5125096
QUEDA LIVRE
UBERABA – MG
2014
CRISTIANE DIB ALVES – 5037639
JAQUELINE CAMILA DOS SANTOS – 5125290
RAIANE DA MOTA SILVA - 5120613
RENATA MACHADO MARTINS - 5125096
QUEDA LIVRE
Relatório de aula prática realizada no laboratório de física da Universidade de Uberaba, como parte das exigências da disciplina de Fenômenos Físicos II, ministrada pelo professor Valdilene Barbosa.
UBERABA – MG
2014
1. OBJETIVOS
Estudar o movimento de dois corpos de massas diferentes em queda livre e comprovar através experimentalmente que objetos de diferentes pesos podem ter a mesma velocidade se saírem de uma determinada altura ao mesmo tempo e chegarem juntos ao chão. Caracterizando o MRUV sob influência de um campo gravitacional, além disso, iremos determinar à aceleração da gravidade de um corpo próximo a superfície da Terra.
2. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles, o qual afirmava que quanto maior fosse à massa de um corpo, menos tempo ele gastaria na queda. Esta afirmação foi comprovada, mais tarde, estar errada por Galileu Galilei. Através de vários experimentos Galileu conseguiu demonstrar que, dois corpos ao serem abandonados na mesma altura, e desprezada a força de resistência do ar (queda livre), chegam ao solo ao mesmo instante, isto é, o tempo de queda é igual para os dois corpos.
Essa experiência é válida para corpos de massas diferentes.
Quer dizer então que se eu soltar, ao mesmo tempo e de uma mesma altura, uma pena e um parafuso de ferro, os dois chegarão juntos ao chão? Sim, se o experimento for feito no vácuo, sem a presença do ar. No entanto, se este experimento for realizado ao