Relat Rio Queda Livre
O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles. Séculos mais tarde Galileu Galilei através de experimentos mostrou que Aristóteles estava equivocado, e que na verdade corpos de massas distintas em queda livre estão sujeitos a uma mesma aceleração gravitacional, que é constante para todo e qualquer tipo de corpo, comprovando assim que dois ou mais corpos de massas diferentes abandonados a uma certa altura chegam ao solo no mesmo instante, sempre lembrando que a resistência do ar deve ser desprezada.
Nos tempos antigos existia uma pergunta que gerava varias discursões que era, por que os corpos tendem a cair. Hoje sabe-se que existe uma força que atrai todos os corpos próximos a Terra para o seu centro, essa é a força da gravidade, ou seja, todos os corpos próximos da Terra tendem a se aproximar da mesma pela ação unicamente da força da gravidade que também é considerada a menor força da natureza. O movimento de queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV) que é causado exclusivamente pela força da gravidade, nesse caso a aceleração é considerada 9,8m/s2, contudo ela pode sofrer variações causadas como, por exemplo, pela resistência do ar entre outros fatores. Portanto as equações que usamos para queda livre são as mesmas que usamos para o MRUV. Ou seja, para a queda livre temos as seguintes equações:
Y = + .T + g. (1) V = + a. T (2)
= 0 = 0 = 0 a = g
Y = g. V = g. T
2. OBJETIVOS
Verificar os tempos percorridos pela esfera nas diferentes distâncias.
Verificar se a aceleração dos corpos de prova nas diferentes distâncias percorridas permanece constante de acordo com o erro pré-estabelecido.
Estudar as características da queda livre de um corpo,