Brasil e China
Centro Sócio Econômico
Departamento de Ciências Econômicas
Disciplina: Macroeconomia III
Professor: Wagner Arienti
Alunos: Luana Abreu Coelho 09207025
William Benevides 09206045
Brasil e China: Trajetória de Crescimento e Instabilidade de 1980 a 2010
Florianópolis, setembro de 2014.
Introdução
Nos períodos de 1980 a 2010, buscamos identificar a trajetória do PIB do Brasil e da China. Para isto, transportamos do site do IPEADATA (www.ipeadata.com.br) as bases de dados necessárias de cada país, utilizando as variáveis PPC (o produto interno bruto convertido para dólares usando as taxas de paridade de poder de compra), PIB per capita de ambos os países, assim como o tratamento estatístico dessas duas variáveis, a saber, a variação de cada uma e a visualização em termos de número índice com ano base em 2005. Nossa análise visa, portanto buscar a trajetória de crescimento e instabilidade dessas duas economias.
Trajetória das Economias Nacionais Iniciando a ilustração, temos o PIB da economia Brasileira a partir de 1980, nota-se um crescimento positivo, porém não completamente estável, como será analisado com mais precisão nas taxas de crescimento do país. Assim, nota-se que a economia do país enfrentou ciclos de Kitchin, ciclos de Juglar e passa atualmente pelo ciclo de Kondratieff. O que nos leva a entender o que já é percebido, que a economia Brasileira é caracterizada pelo capitalismo, uma vez que há períodos de crescimento com instabilidade, períodos de recessão e de prosperidade.
Gráfico 1 – Trajetória do PIB da economia Brasileira de 1980 a 2010.
Na china a tendência também é de crescimento, no entanto, sua trajetória é mais positivamente inclinada do que a da Brasileira, o que será confirmado com a análise conjunta dos gráficos do Brasil e da China e com a comparação das taxas médias entre as duas economias analisadas.
Gráfico 2 – Trajetória do PIB da economia