Relat rio Queda Livre
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. REFERENCIAL TEÓRICO 6
3.1. CÁLCULO DA ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL 6
3.2. OCORRÊNCIA DA FORÇA-PESO 7
3.3. VARIAÇÕES DA ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL NA TERRA 7
4. MATERIAIS 10
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 11
6. TRATAMENTO DE DADOS 12
7. QUESTÕES 18
8. CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1. INTRODUÇÃO
Este relatório contém experimentos realizados em sala de aula, com o intuito de delimitar os tempos em que uma esfera (específica para este estudo) leva, caindo livremente de distâncias pré-determinadas, usando um Sistema de Montagem de Queda Livre. Por meio dos valores obtidos, e com auxílio de fórmulas matemáticas, espera-se determinar os valores da aceleração da gravidade de cada distância utilizada. Através da elaboração gráfica, usando os valores dos deslocamentos e dos tempos calculados.
2. OBJETIVOS
Uma esfera cai livremente de distâncias pré-determinadas. Seu tempo de queda é medido e tabelado. A partir destes resultados, tem-se como objetivo determinar a aceleração da gravidade.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
3.1.Lei de Kirchhoff das Tensões
A Lei de Kirchhoff das tensões (LKT) estabelece que é nulo o somatório das quedas e elevações de tensão ao longo de um caminho fechado de um circuito eléctrico
Nos circuitos representados na Figura 4.1 existem os seguintes caminhos fechados: o caminho ao longo dos nós (a, b, c, d, e, f, a), em 4.1.a, e os caminhos ao longo dos nós (a, b, c, d, e, a), (b, c, d, e, b) e (a, b, e, a) em 4.1.b.
Figura 4.1 Lei de Kirchhoff das tensões
Por exemplo, para o caminho (a, b, c, d, e, a) é válida a igualdade
ou então
A relação indica que são iguais os somatórios das quedas e das elevações de tensão ao longo de um caminho fechado.
4.1.2 Lei de Kirchhoff das Correntes
A Lei de Kirchhoff das correntes (LKC) estabelece que é nulo o somatório das correntes incidentes em qualquer nó de um circuito eléctrico (Figura 4.2.a)
Figura 4.2 Lei de