Motores bldc
Após sua pesquisa na rede Internet, nos portais dos fabricantes de motores CC brushless (BLDC) e de semicondutores, responda:
1) No motor BLDC é possível o controle com uma forma de onda senoidal, no lugar dos passos retangulares? Justifique sua resposta.
R: Sim, o controle com uma forma de onda senoidal é a maneira utilizada nos motores Brushless AC. O Brusless AC é projetado para que a fcem e a corrente de alimentação sejam senoidais, resultando em um torque suave. A fcem senoidal requer uma distribuição dos enrolamentos do estator aproximadamente senoidal no entreferro e/ou uma forma de onda da indução magnética radial, gerada pelos ímãs, com variação senoidal no entreferro. O motor pode ser projetado com ímãs superficiais ou ímãs internos no rotor. Ao contrário do acionamento trapezoidal dos motores Brushless DC, o controle do acionamento senoidal é mais complexo, pois são necessários sensores de correntes em cada fase e um sensor de posição de alta resolução para manter a sincronização precisa da forma de onda da corrente com a posição angular do rotor em cada instante de tempo. O sensor de posição pode ser um encoder óptico ou resolver. O motor brushless AC, em geral, é utilizado em aplicações onde se necessita de alto desempenho.
2) No motor BLDC é possível o seu controle sem o uso de sensores de efeito Hall? Justifique sua resposta.
R:Sim. há situações em que um sensor Hall não pode ser usado, como por exemplo, bombas submersíveis, ou em aplicações onde os fios devem ser mantidos ao mínimo.
Em tais aplicações, pode ser usado o motor BLDC sem sensor. O funcionamento deste motor baseia-se no efeito BEMF (Back Electro-Magnetic Force). O efeito BEMF (força contra-eletromotriz) é induzido pelo movimento de um íman permanente na frente da bobina do estator.
Há dois problemas que devem ser resolvidos para o bom funcionamento do motor. O primeiro de todos, a direcção de rotação. Como nenhum sensor é utilizado, o controlador não pode saber