Fluxo de potencia
1 – Introdução ........................................................... 02
2 – Fluxo de Potência................................................ 03
3 – Tipos Especiais de Motores CC.......................... 03
4- Geradores CC ...................................................... 07
5- Conclusão ............................................................ 09
6 – Bibliografia .......................................................... 10
1 – Introdução
Neste trabalho vamos ressaltar como é o fluxo de potência e o rendimento em máquinas com motores de corrente contínua; também conhecer sobre alguns tipos especiais de motores com corrente contínua, como por exemplo, suas construções, funcionamento e entres outras características. Falaremos também sobre geradores de corrente contínua e quais os seus tipos declarando cada um desses.
2- Fluxo de Potência e Rendimento em Máquinas CC
Independentemente do fato de a máquina CC funcionar como gerador ou como motor, suas perdas rotacionais podem ser determinadas fazendo-a funcionar como motor sem qualquer carga mecânica (a vazio), com sua velocidade nominal e com uma tensão aplicada à armadura, onde essa tensão deve corresponder à fcem induzida (motor) ou gerada (gerador) em plena carga.
Fazer uma máquina funcionar como motor a vazio significa não retira potência mecânica nenhuma. Se a potência elétrica de entrada for medida e forem computadas as perdas elétricas, a diferença entre a potência elétrica total e as perdas elétricas deve representar as perdas mecânicas rotacionais do motor à velocidade nominal.
3 – Tipos Especiais de Motores CC
3.1 – Dínamo
Dínamo é um aparelho que gera corrente contínua(CC), convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética. É constituído por um ímã e uma bobina. A energia mecânica faz girar um eixo no qual se encontra o ímã, fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por indução geram uma energia elétrica e campo