Motor Brushlles
1- O Motor Brushless .................................................................................................. 3
1.1-
Funcionamento do sensor Hall ....................................................................... 4
2- Motores DC Brushless sem sensor (Sensorless BLDC’s) ..................................... 7
3- Aplicações ................................................................................................................. 8
4- Referências Bibliográficas .................................................................................... 10
2
1- O Motor Brushless
Os motores brushless podem ser caracterizados como um tipo moderno de motor
DC são motores que não possuem escovas, onde não há nenhum ponto de contato mecânico entre os dois módulos (rotor e estator) para passagem de eletricidade.
O motor brushless, ao contrário do motor DC com escovas, tem ímãs permanentes colados no rotor. Tem geralmente quatro ímãs em torno do perímetro. O estator do motor é composto pelos eletroímãs, geralmente quatro deles, colocados em cruz formando um ângulo de 90º entre eles. A maior vantagem dos motores brushless é que, devido ao fato de que o rotor conter somente os ímãs permanentes, não precisa de alimentação. E assim não é necessária nenhuma ligação para o rotor.
Esta característica dá vantagens dos motores de corrente contínua sem escovas ou motores BLDC (brushless DC) sobre os motores de corrente contínua com escovas, dentre as quais se podem destacar a confiabilidade mais elevada, o ruído reduzido, a vida útil mais longa (devido à ausência de desgaste da escova), a eliminação da ionização do comutador, e a redução total de EMI (interferência eletromagnética).
Além disso, os motores brushless são mais eficientes em termos de consumo de energia elétrica. O design dos motores brushless permite uma rotação (RPM) relativamente baixa e com torque muito alto.
A desvantagem principal do motor sem