Motor De Passo Rogerio
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
MÁQUIMAS ELÉTRICAS
DANIEL J. MACIEL richel duarte müller
TURMA 74N1
São Leopoldo
Junho de 2014
DANIEL J. MACIEL
RICHEL DUARTE MÜLLER
MÁQUINAS ELÉTRICAS
Trabalho de máquinas elétricas, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau ``B´´ de Técnico em Eletrotécnico da Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt.
Supervisor: Prof. Rogerio
São Leopoldo
2015
SUMÁRIO
1- INTROCUÇÃO 4
2- MOTORES DE PASSO 5
2.2 Onde ele e empregado 5
2.2 Motor de passo: Princípios básicos 5
2.3 Passos completos e meio-passos (full-step e half-step) 6
2.4 Quanto a sua forma de operação 7
2.5 Como e feito seu controle 9
2.6 Pontos fortes 10
2.7 Pontos fracos 10
2.8 Exemplos de aplicação 12
3- BRUSHLESS 12
3.1 Motores de corrente contínua sem escovas 13
3.2 Aplicações 13
4- REFERÊNCIAS 16
5- CONCLUSÃO 17
1- INTROCUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar características de motores de passo e motores brushelss, Também abordamos o funcionamento básico e sua aplicação em diversas ‘’máquinas’’ que utilizamos no nosso dia-a-dia, modo de funcionamento e controle.
Um motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou racionado em um ângulo exato
Motores brushelss oferecem diversas vantagens sobre os motores de corrente contínua com escovas, dentre as quais se podem destacar a confiabilidade mais elevada, o ruído reduzido, a vida útil mais longa (devido a ausência de desgaste da escova), a eliminação da ionização do comutador, e a redução total de EMI (interferência eletromagnética).
.
2- MOTORES DE PASSO
Os Motores de Passo são dispositivos eletromecânicos que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O rotor ou eixo de um motor de passo e racionado em pequenos incrementos angulares, denominados “passos”, quando pulsos elétricos são aplicados em uma