Nutrição e gravidez
Indice
Bibliografia http://www.unisuam.edu.br/augustus/pdf/ed29/rev_augustus_ed29_05.pdf http://www.mac.min-saude.pt/clinica/etapasgravidez.html
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da UC Bioquimica da Nutrição.
Baseamos o trabalho na Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto de Ana Rita Lebreiro no ano de 2005/206, sob o tema “ Especificidades Nutricionais da Gravidez”.
Esta tese foi-nos muito util, pois de uma forma muito clara descreve as necessidades/especificidades da alimentação na gravidez.
Na gravidez os valores das necessidades energéticas e nutricionais sofrem um aumento significativo, para satisfazerem as necessidades da mãe e do feto. No entanto, é importante referir que quando falamos em estado nutricional materno não podemos separar período pré –concepção (uma vez que o cálculo do ganho de peso gestacional é baseado no IMC pré-concepção) do período da gestação propriamente dito.
A adoção hábitos alimentares saudáveis aliados à prática de exercicio físico no inicio da gravidez, asseguram o bom estado nutricional e evitam o ganho excessivo de peso gestacional
1)Estado nutricional pré- concepção
O estado nutricional da mulher antes da concepção não deve ser negligenciado, uma vez que irá afectar o sucesso da gravidez. Um estado nutricional materno inadequado ( abaixo do peso, sobre peso e obesidade) tem repercurssões na saúde quer da mãe quer do filho devendo por isso ser alvo de uma intervenção de forma a promover a saúde na gestação.
Dentre os diversos fatores determinantes do peso ao nascer, encontram-se descritos na literatura o estado nutricional materno antes da concepção e durante a gestação, a assistência pré-natal, a condição de saúde materna, a maturidade fisiológica, a história reprodutiva, o nível educacional materno e a condição socioeconômica (ACIOLLY et all, 2005).
O estado nutricional