Motivação e produtividade
Ana Maria Brescancini
1. Apresentação
O objetivo deste texto é situar o gerenciamento do clima organizacional como ferramenta motivacional à disposição de dirigentes, gestores e funcionários, capaz de contribuir para a melhoria da qualidade das relações interpessoais nos ambientes de trabalho, com impactos diretos sobre a performance e os resultados gerais de organizações.
Aborda o conceito de clima organizacional e sua relação com o de cultura organizacional; tece considerações sobre a realização de diagnósticos, análises e monitoramento1 de clima organizacional, bem como estratégias e ações para seu gerenciamento.
A conclusão reforça a necessidade de que toda e qualquer iniciativa de gerenciamento de clima esteja afinada às referências estratégicas e organizacionais da empresa, sob pena de não gerar resultados práticos, acirrar conflitos e atuar como elemento desmotivador de uma equipe de trabalho, quando não da organização como um todo.
2. O Que É Clima Organizacional
Clima organizacional pode ser entendido como a atmosfera do ambiente de trabalho. Refere-se a uma complexa rede de expectativas e percepções individuais e de grupos, permeada por referências estratégicas, organizacionais e por componentes estruturais do contexto do trabalho2, que orienta e determina o comportamento de seus integrantes, criando um ambiente com características próprias.
Ao abordar temas como as percepções e expectativas de funcionários, o conceito de clima traz à tona a lógica das trocas internas que ocorrem nos ambientes de trabalho, bem como a noção ampliada do contrato firmado entre organizações e seus colaboradores, contemplando suas dimensões formal e psicológica.
Assim, análises e reflexões sobre clima permitem avaliar como funcionários avaliam o equilíbrio entre as contrapartidas que estão recebendo em troca da dedicação e do trabalho que realizam. Quando o grau de insatisfação supera com certa