Motivação e produtividade
- COMO A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA –
1.INTRODUÇÃO No atual cenário, onde novas tecnologias aliadas ao capital humano são fatores determinantes de sucesso nas organizações, torna-se necessário reavaliar o comportamento com relação aos seus trabalhadores visando criar um ambiente de trabalho mais produtivo e dinâmico. Funcionários que trabalham somente por pressão ou insatisfeitos com seus empregos estão condenados a não utilizarem todo o seu potencial, ao invés daqueles que trabalham em busca de seu constante aperfeiçoamento. A fraca ou a falta de motivação dos trabalhadores, segundo Levy ([S/D], p.48), pode ocasionar baixa produtividade, conflitos pessoais, greves, faltas ao trabalho, entre outros. Por outro lado, se o trabalhador for motivado, isso pode estimular sua criatividade, proporcionar um bom desempenho profissional, espírito de grupo, maior empenho no cumprimento de seus deveres, aumento da auto-estima, dentre outros fatores. Os fatores que levam à formação de atitudes positivas no trabalho, ou seja, os fatores que motivam os indivíduos, são os que possibilitam a satisfação de sua necessidade de auto-realização no trabalho, pois,
“é na realização da tarefa que o individuo deverá encontrar a forma e os meios de desenvolver sua criatividade, de assumir a responsabilidade de ser independente e livre. É na tarefa, portanto, que o individuo será motivado.”(AGUIAR, 1981,p.161).
Qualquer gestor sabe da importância de manter seus funcionários motivados. A motivação é essencial para um melhor desempenho no trabalho, aumenta a produtividade do grupo e mantém um ambiente agradável no escritório.
2.OBJETIVO
Abordar como a motivação influencia no desenvolvimento de trabalhos com qualidade dentro das