A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NA PRODUTIVIDADE
A essência do gerenciamento de pessoas se constitui pelo fato de uma pessoa realizar tarefas e alcançar objetivos por meio de outras pessoas. Logo, podemos verificar que o gerenciamento de pessoas é de suma importância para a execução de tarefas e atingir os objetivos.
Hoje, as organizações estão sendo tomadas pela liderança renovadora no tocante de uma nova forma de lidar com as pessoas e pelo trabalho em conjunto ao invés do individual.
Segundo CHIAVENATO (2011), com a Administração Humanística, as empresas mudam o foco que, antes era colocado na tarefa e na estrutura organizacional, para a ênfase nas pessoas que trabalham ou participam delas (colaboradores, fornecedores, clientes etc.)
"A Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho." (CHIAVENATO, 2011, p. 94)
Com a crise de 1929, as empresas passaram a buscar intensificadamente mais eficiência. Para isso, começaram a fazer seleção de pessoal, definir líderes democráticos, utilizar a cooperação entre trabalhadores etc. Agora, fala-se de motivação, comunicação, liderança etc. deixando um pouco de lado alguns conceitos gerais de Administração, como departamentalização, hierarquia e racionalização do trabalho.
O gerenciamento inteligente das capacidades humanas ainda é irreal, por mais que venha ocorrendo tantos avanços. São poucas as empresas que respeitam todos os parceiros (empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores.) igualmente. Mais difíceis de encontrar ainda, são as que consideram seus colaboradores como um companheiro vital nos seus negócios. "A grande maioria das empresas ainda trata as pessoas como meros recursos produtivos e operacionais, dentro da mesma categoria das máquinas, equipamentos, instalações e