Resenha Tempos Modernos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
ADM 100 – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
PROFESSOR EDSON ARLINDO DA SILVA
____________________________________________________________
Gabriel Goes Lima, Engenharia Elétrica – 75217
Tempos Modernos e a Teoria da Administração
O filme Tempos Modernos, estrelado por Charles Chaplin, faz uma crítica bem humorada à indústria e ao método adotado para a execução do trabalho de sua época, período em que a Revolução Industrial estava no auge.
Ele retrata o protagonista em uma rotina extremamente repetitiva, longa e exaustiva, isso faz clara referencia ao fordismo, que tinha como ideia principal as linhas de produção. O filme também critica as ideias de Taylor, que fala sobre o movimento dos funcionários. Dessa maneira o trabalhador não pode perder tempo. Isso pode ser observado em trechos do filme como na cena em qual o protagonista precisa almoçar e trabalhar ao mesmo tempo, por meio de uma maquina ou na cena em que ele faz o seu serviço muito rapidamente através de uma esteira.
Podemos ainda observar no filme as ideias de Weber, um grande teórico da administração, que afirma que o ser humano é apenas uma peça de trabalho para a empresa, tratando-o com impessoalidade. A ideia principal é a de autoridade-obediência. Outra critica que pode ser observada está relacionada às ideias de Fayol, que fala sobre a organização que deve ser feita nos processos administrativos. O planejamento é muito valorizado para que se possa progredir com o trabalho. Isso pode ser notado no filme pelas funções bem definidas entre os funcionários. Vários trabalhadores em uma mesma linha de produção fazendo serviços distintos e mecanizados.
O filme não só critica as ideias desses grandes teóricos como também a própria medida adotada pelas indústrias para adquirir a mão de obra. Varias pessoas sem emprego nas ruas, esperando uma oportunidade muitas vezes ruim, mas