Filosofia
PEDADOGIA II
DISCIPLINA: A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, SEUS PRESSUPOSTOS E SUA EVOLUÇÃO NO SISTEMA ESCOLAR BRASILEIRO
PROFESSORA: JAKQUELINE
ALUNAS: MARIA SOCORRO CUNHA
RAIMUNDA FERNANDES LEITE DE OLIVEIRA
MARIA SANDRA DOS SANTOS
JAQUELINE FERREIRA DE AQUINO
ANA LÚCIA BARRETOS DE CASTRO
SONIA BARBOSA RIBEIRO
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA
28/04/2013
JUAZEIRO DO NORTE / CE
Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nas diferentes redes escolares, este profissional, se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação.
A orientação educacional tem como objetivo principal oportunizar ao educando o seu desenvolvimento, tem por finalidade o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O orientador trabalha para intermediar os conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem, compete a orientação educacional torna-se responsável na tomada de consciência, sobre seus valores potenciais e dificuldade dando-lhes oportunidades, contribuindo para que os mesmos compreendam a si próprio. A prática tem um papel predominante em tal construção ajudando o aluno a se ver, ver o outro e inclusive o mundo através de olhares múltiplos do conhecimento, da afetividade e do próprio sentido da vida. O orientador educacional tem muito a contribuir com a dinâmica escolar, integrada com a direção. Coordenação pedagógica e docente deverá ser um processo cooperativo em busca da humanização. A Orientação Educacional foi marcada pelo surgimento de fatos que destacaram e