Motivação organizacional
A MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO TRABALHO
Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Apesar das inúmeras e complexas teorias, a motivação, na prática, continua sendo enfocada com simplicidade e muito maior atenção esse assunto recebe, quando se identifica que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho. Fala-se até que as motivações estão em “crise” e isto tem levado teóricos, pesquisadores e gestores à busca de “receitas”, “fórmulas” e “técnicas” que, muitas vezes, acabam transformando-se em modismos. Com tudo os trabalhadores discutem cada vez mais sobre seus direitos e qualidade de vida. Nesse sentido, as pressões são sempre pela redução do tempo dedicado ao trabalho ou pelo aumento de vantagens já conseguidas, caracterizando-se, cada vez mais, em situações nas quais o ato de trabalhar começa a perder seu sentido: deixa cada vez mais de representar um dos interesses centrais na vida das pessoas.
Figura 1.Motivação
1-MOTIVAÇÃO E ATITUDE EM RELAÇÃO AO TRABALHO
Descreve a motivação como fator indispensável para o desenvolvimento das organizações, bem como os aspectos mais relevantes da relação empregado-empresa e da motivação humana. A partir de uma análise comparativa entre diferentes correntes que tratam da motivação buscou-se apresentar ações que visem a uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Motivação, comportamento, necessidades e Organização.
2-INTRODUÇÃO
A motivação está ligada ao comportamento levando ao motivo que por sua vez nos leva a alcançar os nossos objetivos. Muitos de nossos atos não são conscientes, Freud diz que há uma grande importância em reconhecer a motivação no subconsciente (Hersey & Blanchard, 1986). Acredita-se que o seu comportamento esta relacionado por motivos ou necessidades. Estando esses ligados ao motivo que por sua vez está vinculado ao querer realizar algo, algumas vezes o objetivo que a pessoa deseja