Motivação organizacional
Será explicado a teoria da motivação para determinar sua relevância ao explicar nossas variáveis dependentes e avaliar a capacidade de nos anteciparmos a cada uma delas como rotatividade ou produtividade de cada indivíduo.
Motivação Organizacional
Conceito
A motivação, a história desse conceito teve início em 1990, sendo que a pesquisa foi desenvolvida aceleradamente entre os anos 40 e 60. Seu antecessor, corresponde ao mundo fantástico ou pré-científico, o que não quer dizer irreal, conhecido pelo nome de vontade, conceito que Bain, constituiu como a última das três categorias psíquicas fundamentais, junto com o conhecimento ou cognição e o sentimento ou emoção. A motivação está constituída por uma rede complexa de inter- relações, complexidade que se manifesta na diversidade da terminologia empregada e na pluralidade das construções teóricas dedicadas a descrever, explicar e interpretar o fenômeno da motivação.
Motivação Organizacional
Definição
A motivação é a pressão interna surgidas de uma necessidade, também interna, que excitando (via eletroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade iniciando, guiando e mantendo a conduta até alguma meta (objetivo ou incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada. Há muitas teorias diferentes sobre motivação para o trabalho, a maioria delas compartilhando alguns elementos comuns.