Moral e ética
CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ÉTICA EAD
NOME: Letícia Menegol
A moral e a ética dizem respeito ao agir do ser humano, porém não se assemelham e nem se justificam. A moral possui um caráter mais normativo, diz respeitos aos códigos, leis, padrões de conduta, esta intimamente relacionada à cultura e sofre modificações com o passar dos anos. Já a ética não normatiza o agir humano, mas reflete filosoficamente em suas ações e orienta sua tomada de decisões, diz respeito aos princípios reflexivos e críticos e serve como bases para avaliar as normas, assim não as ditas, somente analisam criticamente.
Para considerarmos os juízos éticos são necessários que fiquemos atentos a alguns preceitos primeiramente juízo de valor é aquele que utilizamos quando julgamos o comportamento humano, considerando normas pré-definidas e aceitas por nos e pela sociedade. A situação especifica do juízo ético busca analisar reflexivamente um ponto justo e legitimo entre uma situação particular com princípios que orientam a habilidade e o poder de julgar.
Para pensar a relação entre ética e felicidade segunda Aristóteles, estado de espírito não é felicidade, então, satisfação, prazer, alegria, estes estados de espírito não representam felicidade para ele a sabedoria, a medida entre dois extremos, a capacidade de discernir, o equilíbrio gera um homem virtuoso, assim a virtude seria o caminho mais próximo a alcançar a felicidade, assim age de forma ética. Esta felicidade resume na contemplação as necessidades básicas, porém a felicidade é vista como um fim em si próprio.
Ao relembrar sobre o imperativo categórico apresentado por Kant, temos como preceito básico, é o afastamento das decisões quanto ao modo de agir. Assim uma ação moral é uma ação que pode ser universalizada, assim nossa atitude será ética se pude ser universalizada, assim os deveres são validos incondicionalmente sem exceção alguma.
Segundo a teoria ética utilitarista, alguns